Aveiro, considerada a Veneza de Portugal, é cada vez mais uma atração, quer para turistas, quer para pessoas que aqui queiram habitar. Tanto que o ano de 2022 “foi o melhor de todos em termos de turismo em Aveiro, batendo o de 2019 que tinha sido o melhor até então”, conforme afirmou o presidente da Câmara, Ribau Esteves.

Existem inúmeras vantagens e razões pelas quais isto acontece. A primeira é a sua localização. A cidade está a menos de uma hora de carro do Porto, a duas horas de Lisboa, e tem um leque de praias a que podes aceder a menos de 15 minutos do centro. Sendo uma cidade plana, é muito fácil de se deslocar a pé e de bicicleta, podendo inclusive, utilizar gratuitamente as famosas bicicletas Buga.

A segunda razão é o facto da Universidade de Aveiro ser considerada uma das melhores do mundo, segundo o ranking de Xangai. Desde sempre que se reconhece e dá valor à Universidade, sendo a escolha de milhares de alunos todos os anos.

O custo de vida é mais uma razão para a atração de novos habitantes. É consideravelmente mais baixo do que em cidades como Lisboa e Porto e existe um alto nível de empregabilidade. Sendo um distrito caracterizado por uma forte industrialização, existe uma conexão entre a instituição Universidade de Aveiro e a rede industrial da região, favorecendo o acesso ao primeiro emprego aos alunos recém-licenciados.

A cidade é considerada uma cidade segura, sem especiais registos de criminalidade ou ameaça de violência, apesar do seu permanente crescimento e desenvolvimento.

Em termos de gastronomia, Aveiro é sinónimo de ovos-moles, e não podia deixar de ser, devido à sua proximidade ao mar e à ria, sinónimo de vários peixes e moluscos. Não podemos deixar mencionar também as famosas “tripas” doces.

Não só a cidade, mas todo o distrito, oferece um conjunto de atividades quer de lazer como desportivas que podes praticar. Não podes deixar de andar nos famosos moliceiros e apreciar, junto ao canal principal, os edifícios com o estilo “Arte Nova”.

Ao nível cultural, também há muito para descobrir: feiras, festas e festivais como a feira de Março, o Agitágueda, as festas de S. Gonçalinho, entre outros. Além disso, há agenda cultural de várias entidades como o Teatro Aveirense, GRETUA, Centro Experimental de Teatro de Aveiro, 23 milhas, Centro de Artes de Águeda, entre outros.

Se gostas de natureza, tens a Grande Rota da Ria de Aveiro para explorar, uma das melhores aventuras da Europa, com três percursos distintos, sendo que o Percurso Azul é o que une os onze concelhos, com mais de 230 Km.

Convencido com tudo o que Aveiro e a sua região tem para te oferecer? Marca uma visita ao edifício Next2U Green e vem viver o “cool Way of living” connosco!